CONCURSO MORAR CARIOCA – RIO DE JANEIRO (RJ)

Info:

Tipo: Concurso urbano sobre a conceituação e prática em urbanização das Favelas

Superfície: /

Ano de projeto: 2010.

Ano de execução: /

Dados Técnicos

De acordo com o crescimento de número de habitantes e a densidade urbana se apresentam três tipos de unidades de moradia e três tipos de quadras urbanas:

Quadra 1A = 100x50m que obtém 14m² por pessoa. No total 360 pessoas por quadra.

Quadra 1B = 100x50m que obtém 16m² por pessoa. No total 300 pessoas por quadra.

Quadra 2B = 100x50m que obtém 19m² por pessoa. No total 260 pessoas por quadra.

Arquitetura de módulo:

Módulos tipo A (menores) e Módulos tipo B (maiores) são feitos para 2,3,4,5 e 6 pessoas dependendo do tamanho da família. A maioria dos módulos usados no projeto da proposta são módulos para 4 pessoas.

Dados Gerais:

O concurso urbano sobre a conceituação e prática em urbanização das Favelas tinha como objetivo criar uma nova sensação urbana, arquitetônica e social da uma nova cidade social.

O concurso tinha que resolver complexos e diversos problemas das Favelas estabelecidas nas três regiões típicas de Rio de Janeiro:

a) Favelas isoladas em áreas planas

b) Complexo de Favelas

c) Favelas isoladas em morros e encostas

Nosso projeto inclui uma série de estudos como crescimento das quadras e apartamentos criando uma estratégia dominó e uma estratégia de módulos que se encaixam nas estruturas existentes. O projeto também trata os estudos das bordas das favelas e questões das inserções e conexões das bordas tanto quanto o projeto de saneamento básico, segurança pública e transporte público. Assim como o cuidadoso estudo sobre a interação da favela e floresta e por último os projetos da acessibilidade e mobilidade urbana.

Obtendo por uma favela urbanisticamente lógica, ecológica, segura, funcional e bonita. Uns pontos ambientais e vários sociais unidos no conceito urbano.

CONCURSO PARQUE DO MIRANTE – PIRACICABA (SP)

Info:

Tipo: Reconstrução e revitalização do Parque do mirante no rio Piracicaba.

Superfície: /

Ano de projeto: 2014.

Ano de execução: /

Dados Técnicos:

O projeto recebe uma série de estudos importantes entre eles são:

1) Requalificação da costa ( novas experiências):

A costa representa a parte mais dramática nos términos visuas do parque. Por isso a tratamos com a variação das praças, espaços, formas e conteúdos para seguir essa dramatização natural, aumentando a atratividade de cada parte.

2) Sistema de praças

O conceito é que estabelecemos um sistema de praças espalhadas por todo o parque trazendo equilíbrio e diversidade ao espaço social. As praças antigas são remodeladas e requalificadas. Assim trazendo novos conteúdos para aumentar a atratividade e segurança. Esse novo conceito de sistema das praças interligadas aproxima a cidade ao parque e o rio Piracicaba.

3) A mobilidade urbana (ênfase  nas trilhas e ruas):

Todas as trilhas são interligadas com as rampas melhorando o nível de acessibilidade porque assim os cadeirantes, idosos e crianças podem caminhar com a máxima segurança e conforto.

A ideia de que é importante diminuir o impacto do tráfego traz as ruas de uma mão só dando a prioridade ao pedestre. Contribuindo a ideia de mobilidade todas as ruas e avenidas contêm novas ciclovias.

Dados Gerais:

O  conceito principal representa preservação dos conjuntos de identidade do parque. A ideia é reagir e não agredir. O segundo conceito está se baseando na interpretação do contexto existente que está formado pelos patrimônios naturais e históricos requalificando o parque procurando uma síntese natural-histórica propondo uma nova arquitetura orgânico/industrial que se adapta melhor as circunstâncias dadas. O terceiro conceito é a ideia de interpretar, fazer releituras, conectar, incentivar, justapor, preservar etc…

DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO – PORTO ALEGRE (RS)

Info:

Tipo: Leilão público, primeiro lugar. Reconstrução e novo layout do interior do prédio da Defensoria pública do Estado do terceiro até décimo primeiro andar.

Superfície: aprox. 5.000 m2

Ano de projeto: 2017.

Ano de execução: 2018. –

Dados Técnicos:

O escopo está na padronização e melhorias de um complexo esquema organizacional do prédio da Defensoria Pública do Estado que tem os seguentes núcleos:

Defensor geral, Chefia do gabinete, Secretaria, Memorial, Setor de Comunicação, Setor Cerimonial, Subdefensoria Institucional, Jurídica e Administrativa, Corregedoria geral, Núcleos especializados, Diretoria geral, Logística, Diretoria financeira e de contratos, RH e Estágios, Setor de Engenharia e Arquitetura, Informática, Auditório geral entre outros setores.

Dados Gerais:

Projeto, básico e executivo, representa uma reconstrução geral do interior do prédio da Defensoria Pública do Estado no centro histórico de Porto Alegre.

O conceito geral é de ampliar os espaços e padronizar a arquitetura e funcionamento de todo o interior melhorando os acabamento dos materiais, fluxos e espaços úteis. O objetivo é de elevar em um novo patamar o serviço público no sentido da sua eficiência e visual coletivo da uma organização pública da alta importância social.